Aprovação é somente o resultado? Especialista do Positivo fala sobre o assunto no Programa Encontro

Se seu filho cursa o Ensino Médio ou está em fase de vestibular, você já deve ter percebido que é muito difícil segurar a ansiedade nesse momento. Como pai ou mãe, é claro que você vai torcer por resultados positivos e para que ele seja aprovado e recompensado por seu esforço. Mas será que a aprovação é o único resultado? Passar no vestibular deve ser o principal objetivo?

Para o Sistema Positivo de Ensino, a aprovação nesses exames é bem mais do que isso, é o resultado de um trabalho que deve começar desde cedo. Joseph Razouk Junior, diretor editorial da Editora Positivo, falou sobre o assunto em reportagem do programa Encontro, com Fátima Bernardes, e esclareceu dúvidas.

“Hoje, não é um aluno que apenas entende de conteúdos que é aprovado no Enem. É um aluno que sabe o conteúdo, mas que sabe interpretar, que sabe analisar”, afirma o educador. O papel da família, ele aponta, é ajudar com confiança e estímulo, diminuindo a pressão sobre o aluno e explicando que não basta dominar os conteúdos, mas também desenvolver outras habilidades.

O educador lembra, ainda, que é preciso confiar no trabalho da escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e entender que não é uma série isolada que vai resolver a questão dos vestibulares e outros exames de seleção. “Quando se trata de educação, confiar no aprendizado de longo prazo é fundamental”, concorda a apresentadora Fátima Bernardes.

Com um processo educativo mais dinâmico, amplo e adequado à realidade em que vivemos, o Positivo acredita que o sucesso não acontece de véspera e que a aprovação no Enem ou no vestibular é consequência natural.

Quer saber mais? Confira a reportagem completa clicando na imagem abaixo!

 

 

 

Leia mais:

É possível aprender, de verdade, inglês na escola? No Programa Encontro, especialista deu a resposta 

Programa Encontro traz dicas para os pais escolherem a escola certa para os filhos