Cinco livros para ler para o seu filho antes dos cinco anos

Ler para o seu filho é uma das melhores coisas que os pais podem fazer: com eles, para eles, na frente deles. Você já deve ter ouvido essa frase, mas já parou para pensar a fundo no que ela significa? Crianças que ouvem histórias desde cedo aprendem a se concentrar, melhoram o raciocínio e compreendem o mundo com mais facilidade.

As histórias estimulam a criatividade e a imaginação dos pequenos. Os personagens dão vida à fantasia – o ingrediente mágico da criança – e fazem com que ela aprenda a enxergar o outro, o que a torna mais sociável. Sem contar que o hábito de ler para o seu filho antes de dormir melhora a qualidade do sono porque controla a ansiedade dos pequenos e fortalece o vínculo entre vocês.

A lista de benefícios é imensa e o tema tem sido estudado em grandes universidades e centros de pesquisa pelo mundo. Então, ler para o seu filho significa dar a ele um mundo de possibilidades. Se você ainda não tem o hábito, comece hoje mesmo.

Para dar uma mãozinha, preparamos uma lista com cinco livros para ler para o seu filho antes que ele complete 5 anos. Divirtam-se!

O encontro (Michele Iacocca)

É um livro que exige a participação ativa da criança, porque ela precisa observar com muita atenção a ilustração das cenas para tentar desvendar o enigma da história. A narrativa prende a atenção até a última cena, quando enfim se conhece o misterioso personagem, uma figura muito fofa que se “escondeu” nos diversos ambientes da casa.

Uma noite espetacular (Anna Laura Cantone e Adriano Messias)

A obra conta a divertida história de uma noite inesquecível vivida pelos bichos da floresta, com imagens surpreendentes, que trabalham a imaginação e a percepção das crianças. É daquelas histórias que eles pedem para ouvir várias vezes.

Macacada (Maurício Veneza)

O galho é um só, mas quantos macacos! E cada um diferente do outro. Cheio de rimas e com uma pitada de humor e surpresa, este livro é uma brincadeira divertida com as palavras e os números.

Era uma vez (Benjamin Lacombe)

É uma interpretação de contos clássicos, como Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Peter Pan, entre outros. Em um formato diferente, o livro permite à criança que imagine e crie novas histórias. Dá para passar noites e noites imaginando cada uma.

A semana dos monstros (Jean Claude Alphen)

Bituc, Trip, Groba, Croc e Troglo são cinco amigos que têm muita coisa em comum. Com uma boa dose de humor e ilustrações divertidas, o livro apresenta uma história atraente que mostra o que existe além das aparências.

Leia também:

Seis dicas para o seu filho gostar de ler
Dica para incentivar a leitura: começar pelos temas de que as crianças mais gostam!