Cinco séries para assistir com os filhos adolescentes

As séries de televisão caíram na graça do universo teen e são febre também entre pais e mães. Tramas das mais variadas, com efeitos e linguagens diferentes, prendem a atenção de milhões de pessoas em todo o mundo.

Mas engana-se quem pensa que esse momento aparentemente despretensioso é apenas entretenimento. Muitas produções abordam temas importantes, atuais e polêmicos, desde o universo da fantasia a fatos históricos e políticos, que podem ser discutidos – e aprendidos – em família. O legal é que assuntos aparentemente “chatos” para os adolescentes, que na época dos pais era mesmo pura decoreba, hoje podem ser reforçados pela TV ou pela internet, seja qual for a plataforma, com direito a sofá e pipoca.

Que tal, então, reforçar aprendizados sobre a história da Inglaterra, por exemplo, encantar-se com pensadores da Antiguidade ou com os contos de fada dos clássicos da literatura? E que tal se aprofundar em possíveis temas de vestibular, tudo em família?

Listamos cinco séries para pais e mães assistirem com seus filhos adolescentes e, de quebra, aprenderem um pouquinho mais.

Merlí

Sem forçar a barra no didatismo, a trama, politicamente incorreta, consegue atrair o interesse de jovens e adultos para pensadores como Platão, Nietzsche e Schopenhauer. A ação se desenvolve em torno de uma escola de Ensino Médio onde um polêmico professor de Filosofia de meia-idade começa a dar aulas para o próprio filho, Bruno, do qual havia se distanciado depois de uma separação. Enquanto o garoto lida com a ideia de assumir sua sexualidade, o pai genioso entra em conflito com os colegas professores e encanta os alunos com aulas de filosofia pouco ortodoxas.

Classificação indicativa: 12 anos

The Crown

Inspirada em fatos reais, a produção mostra a ascensão da jovem Elizabeth II ao trono britânico após a morte precoce do pai, o rei George VI, no começo da década de 1950. Apesar de ter algumas abordagens fictícias, mostra marcos históricos e líderes como Hitler e Stalin, entre outros, revelando questões reais que muitos pais já estudaram, ouviram falar ou outras gerações até participaram.

Classificação indicativa: 16 anos

Downton Abbey

A série se passa na fictícia Downton Abbey, casa do conde e condessa de Grantham, e segue a vida da aristocrática família Crawley e os seus agentes no início do reinado do rei George V. A série abrange os dois anos anteriores à Grande Guerra, começando com a notícia do naufrágio do Titanic, um evento que impressiona a maior parte do enredo.

Classificação indicativa: 12 anos

Once Upon a Time

O mundo dos contos de fada se encontra com a realidade nesta série que mistura muita aventura com fantasia. Os personagens mais famosos da Disney se encontram nesse seriado, entre eles Branca de Neve, Peter Pan, Capitão Gancho e muito mais. Essa é uma forma interessante para os jovens entenderem releituras, intertextualidade e diferentes construções de narrativas.

Classificação indicativa: livre

Modern Family

Contada da perspectiva de um narrador invisível, a série oferece uma visão honesta e, muitas vezes, hilariante da vida familiar. Phil e Claire são pais de três filhos – Haley, Alex e Luke Dunphy. O pai de Claire, Jay, e sua esposa latina Gloria criam dois filhos juntos, mas as pessoas às vezes acreditam que Jay é o pai de Gloria. O filho gay de Jay, Mitchell, e seu companheiro, Cameron, adotaram uma filhinha asiática completando o perfil da grande família, sem preconceitos, multicultural e divertidíssima.

Classificação indicativa: livre

Estudar nunca foi tão prazeroso. Os conteúdos vão além dos livros didáticos, ultrapassam as paredes da sala de aula e, assim, os alunos estabelecem vínculos entre a escola e a vida. Aliás, a evolução da educação segue o princípio de que o aprendizado é construído com base na realidade do aluno, seu repertório e suas vivências dentro e fora do ambiente escolar. É assim no Sistema Positivo de Ensino.

Leia mais:

Cinco livros para ler para o seu filho antes dos cinco anos
Seis dicas para o seu filho gostar de ler