Como aproveitar a tecnologia como ferramenta de pesquisa

Utilizar a tecnologia como ferramenta de pesquisa estimula a autonomia dos alunos

Consultas a enciclopédias gigantescas e pesadas, visitas a bibliotecas, e um tempo enorme despendido em função de coletar informações para um trabalho ou apenas estudar para uma prova. Os pais de hoje lembram bem como era exaustivo fazer pesquisas. A era pós-internet e a utilização da tecnologia como ferramenta de pesquisa estão cada vez mais presentes no universo escolar tornaram tudo isso coisa do passado. A inesgotável quantidade de conteúdo disponível nos meios digitais permite, hoje, aos alunos concentrar esforços em selecionar, editar, interpretar e apresentar informações diversas, de forma simples e rápida, sempre relacionando-as com seu próprio universo.

E o que esses alunos ganham com isso? Além de tempo, bem precioso nos dias de hoje, o uso dessas tecnologias ajuda os estudantes na assimilação dos diversos conteúdos curriculares pois utilizam vários formatos midiáticos: imagens em várias dimensões, textos desafiadores, jogos educacionais, simuladores, conteúdos multimídias, onde todos estão conectados com as diferentes realidades sociais e culturais dos alunos trazendo temáticas das diversas áreas do conhecimento de forma rápida e atual. São ferramentas que têm largo alcance, para serem utilizadas tanto dentro quanto fora da sala de aula, na realização de tarefas de casa, pesquisas, atividades, entregas de trabalhos, bem como para agenda e avaliações, entre tantas outras coisas.

Tantas mudanças e novidades tecnológicas alteraram de maneira definitiva a forma que nossos filhos consomem informação e adquirem o conhecimento. Nessa nova dinâmica, eles acabam assumindo um papel muito mais autônomo sobre o próprio aprendizado, o que se mostra determinante na formação deles como indivíduos. A tecnologia e o horizonte infinito de possibilidades que ela oferece permitem que os alunos de hoje tenham uma formação muito mais completa, desenvolvam melhor o senso crítico e se tornem muito mais atuantes na sua própria trajetória.

Leia mais:

Tecnologia x crianças: qual a medida?
Tecnologia e ensino: você aproveita todos os recursos que a escola do seu filho oferece?