Lição de casa: cuidados e deveres dos pais

Confira as dicas que podem ajudam a estabelecer a rotina da lição de casa

É bastante comum numa roda de pais que conversam sobre a vida escolar dos filhos ouvir alguém se queixar: a escola do meu filho envia muita lição de casa! Os pais também têm sua parcela de responsabilidade quando o assunto é o dever de casa, o que muitas vezes acaba gerando a queixa acima. Mas não há como fugir: a participação dos adultos nesse processo é fundamental.

Cabe às famílias tomar o cuidado de estabelecer uma rotina adequada, oferecer condições para que a criança faça a lição corretamente e o mais importante: acompanhar de perto a realização dessas atividades. Com o dia a dia corrido e cheio de compromissos, o grande desafio é conseguir encaixar esse momento.

Quando sentam com seus filhos para ajudá-los com as tarefas, é preciso se policiar para não fazer a lição no lugar do aluno. Oferecer as orientações necessárias para que a criança possa encontrar o caminho por conta própria, sem entregar respostas prontas, exige paciência e autocontrole. A resolução dos exercícios é responsabilidade do estudante, que deve anotar as dúvidas para esclarecer em sala de aula com o professor. Aos pais, cabe, quando julgarem necessário, conversar com o professor ou coordenador pedagógico sobre qualquer dificuldade no aprendizado.

Confira as dicas que ajudam os pais a estabelecerem uma rotina para a lição de casa.

  1. Defina, de forma clara, um tempo para estudo, lazer e descanso. Isso ajuda a criança a perceber que ela terá tempo para se divertir ou relaxar depois que cumprir com o dever, o que, muitas vezes, acaba servindo de estímulo.
  2. Estabeleça um horário fixo para que a lição de casa seja feita. Mas atenção: ao fazer isso, leve em conta o rendimento da criança em diferentes horas do dia até identificar o que funciona melhor para ela.
  3. Ofereça à criança um ambiente adequado, organizado e livre de distrações. Mantê-la concentrada no conteúdo não é tarefa fácil. Por isso, evite colocá-la para fazer o dever em espaços com TV, pessoas passando ou conversando.
  4. Mostre para seu filho que fazer a lição de casa é responsabilidade dele. A participação muito ativa por parte dos pais pode fazer a criança acreditar a responsabilidade pelo dever de casa é dos adultos e não dela. Mostre que o empenho e comprometimento deve ser do aluno e não dos pais.

Leia mais:

Como ajudar na lição de casa sem fazer por eles
Educador do Positivo esclarece dúvidas sobre a lição de casa no programa de Fátima Bernardes