Metodologia de ensino: por que é tão importante?

Muito tem se falado da importância de os pais participarem ativamente da educação e da rotina escolar dos filhos. Para acompanhar esse processo de maneira produtiva, é preciso estar bem alinhado com a forma como seu filho está adquirindo conhecimento. É importante estar familiarizado com a metodologia da escola e com o sistema de ensino utilizado pela instituição. Responda rápido: você sabe dizer qual a proposta aplicada na escola do seu filho?

Tente se lembrar da última vez que precisou ensinar algo a alguém. É provável que, além de dominar o assunto, tenha sido necessária a atenção à forma de repassar esse conteúdo, à metodologia. No processo de aprendizagem, seja de uma equação matemática, seja de uma receita de bolo ou de como se monta uma pipa, conteúdo é muito importante, mas não é tudo. A forma como o conhecimento é transmitido também é determinante.

Nesse sentido, a educação evoluiu muito trazendo novas metodologias de ensino que mostram ser possível trabalhar em sala de aula e em todo o contexto escolar diferentes maneiras de se adquirir conhecimento, influindo diretamente no desenvolvimento intelectual, social e emocional do aluno.

Portanto, na hora de escolher a escola de seu filho, procure saber qual o método de ensino utilizado na instituição. Pergunte, pesquise, leia sobre o assunto. Conversar com outros pais e trocar experiências também ajuda. E depois de tirar todas as dúvidas (e conseguir responder rapidamente à pergunta do primeiro parágrafo), ao decidir, esteja consciente de que essa escolha vai determinar o caminho que ele irá trilhar em direção ao futuro.

Leia mais:

Quatro formas de entender como a educação mudou 
Educador do Positivo esclarece dúvidas sobre a lição de casa no programa de Fátima Bernardes