Patrícia Poeta conversa sobre Enem e vestibular em bate-papo com mães

Em novo vídeo da série on-line do Positivo, o tema é Enem e vestibular

Aprender para sempre ou para ter um bom desempenho nas provas do Enem e vestibular? Se há alguns anos, decorar era a principal atividade de quem buscava uma vaga na universidade, hoje, o cenário é outro e, bem mais do que memorizar os conteúdos, é necessário entendê-los.

Tanto para os vestibulares quanto para o Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes agora precisam demonstrar uma maior compreensão e domínio sobre as disciplinas, o que faz com que tenham que se preparam desde cedo. Assim, a aprovação é consequência de um processo dinâmico e contínuo que começa na Educação Infantil e se estende até o Ensino Médio.

Nesse sentido, no novo vídeo da série on-line sobre as mudanças na educação produzida pelo Positivo, a apresentadora Patrícia Poeta conversa com mães sobre a importância do vestibular na vida dos filhos, da preparação nas escolas e do apoio familiar. “Muitas vezes, mesmo que o aluno erre o resultado, ele leva ponto se ele fizer o raciocínio correto. Não se valoriza mais a decoreba”, afirma a jornalista.

Acedriana Vicente Sandi, diretora pedagógica da Editora Positivo, concorda e explica que o conteúdo não perdeu importância, mas que outros quesitos também são valorizados. “Antes, era o conteúdo pelo conteúdo. Hoje, o conteúdo continua sendo importante, mas como um meio, por exemplo, para ampliar a capacidade de argumentação dos alunos”.

Se interessou? Assista ao vídeo com o bate-papo completo.

Leia mais:

Lição de casa é tema do novo programa do Positivo com Patrícia Poeta
Patrícia Poeta fala sobre o uso da tecnologia na educação