Por que é importante que nossos filhos leiam?

Reconhecer a importância da leitura é fundamental desde a infância

Quando as crianças compreendem e valorizam, desde cedo, a importância da leitura, está dada a largada para que incorporem este hábito para a vida toda. Quando lemos, ampliamos o olhar sobre o mundo e adquirimos conhecimento. Dominando a leitura, desenvolve-se a competência para escrever bem – o que influencia, positivamente, a vida escolar dos nossos filhos.

Na fase de aprendizado de crianças e jovens, a leitura é fundamental porque desenvolve o repertório, desperta o senso crítico e amplia o conhecimento geral. Quem lê com frequência e sobre os mais variados assuntos aumenta o vocabulário, escreve melhor, e também estimula a criatividade. Além disso, a leitura emociona e causa impacto, o que ajuda na formação da criança como indivíduo. Portanto, não parece exagero afirmar que ler muda a vida das pessoas!

Como pais, podemos contribuir para que nossos filhos, ainda pequenos, desenvolvam o gosto pela leitura. Isso pode ser feito estimulando o contato da criança com livros, jornais e revistas. É importante também incentivar o aperfeiçoamento da linguagem oral por meio da contação de histórias e relato de experiências, permitindo que a criança aprenda, ao mesmo tempo, a ler e utilizar a língua nas mais diferentes situações.

O incentivo dos adultos é importante, mas especialistas alertam que é preciso cuidar para não pressionar demais. A ansiedade dos pais nesse processo pode fazer com que sejam puladas algumas etapas, comprometendo o resultado final. Nessa hora, vale lembrar que o exemplo é uma das mais poderosas ferramentas. Pais leitores aumentam as chances de criarem filhos leitores. Ler junto com os filhos, desde os primeiros anos de vida da criança, além de criar um poderoso laço emocional, oferece a eles uma das mais preciosas heranças que um pai pode deixar.

Leia mais:

Seis dicas para o seu filho gostar de ler
Dica para incentivar a leitura: começar pelos temas de que as crianças mais gostam!