Por que é tão importante estimular seu filho a fazer a lição de casa?

Saiba quais são os benefícios da lição de casa, além da fixação dos conteúdos

Um tanto impopular entre os estudantes, e também entre alguns pais, a lição de casa promove a fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula e, ainda, ajuda o professor a avaliar a aprendizagem do aluno a respeito do que foi visto.

Fazer o dever de casa também é importante porque as atividades realizadas fora do horário normal das aulas contribuem para criar e fortalecer valores essenciais como responsabilidade, pontualidade e disciplina. Mas para que o dever de casa produza esses resultados, deve-se estimular a autonomia do estudante. Assim, é necessário que escola e professores ofereçam as condições ideais, tomando o cuidado, por exemplo, para que o conteúdo da lição tenha sido abordado em sala de aula.

O grau de dificuldade encontrado pelo aluno durante a realização dos exercícios vai ajudar o professor a definir o ritmo das aulas. Ao estimular o aluno a reler e formular questionamentos – despertando o interesse e a curiosidade –, a lição de casa reforça o aprendizado.

Rendimento melhor

A realização da lição de casa tem ligação direta com um rendimento escolar melhor. Estudantes que cumprem com suas atividades fora da sala de aula apresentam desempenho superior se comparados aos que não cumprem . É um processo natural: os conteúdos vistos são fixados, as notas são melhores e o gosto por estudar e aprender é cada vez maior.

Leia mais:

Lição de casa é tema do novo programa do Positivo com Patrícia Poeta
Lição de casa: um exercício de paciência para pais e filhos