Por que usar a tecnologia na educação?

O uso da tecnologia na educação amplia e promove novas formas de aprender e ensinar

Se puxarmos pela memória para tentar lembrar de como eram as aulas na nossa época de escola, facilmente surgirão imagens de uma sala de aula onde o professor tinha apenas o quadro negro como ferramenta e os alunos, cadernos e livros sobre as carteiras. O cenário é certamente muito diferente do atual, em que professores e estudantes têm novidades tecnológicas o tempo todo para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

O uso da tecnologia na educação deixou de ser novidade já há algum tempo e, desde que a informática foi introduzida no dia a dia dos alunos, as ferramentas digitais que vão surgindo aprimoram cada vez mais as novas formas de aprendizado. E a tecnologia não oferece apenas maneiras mais dinâmicas para trabalhar os conteúdos. Ela promove novas formas de aprender, permitindo aos alunos assumirem uma postura muito mais crítica e atuante no processo de desenvolvimento.

Para os pais, que nasceram e aprenderam em um mundo pouco ou nada tecnológico, tanta novidade gera certa admiração, mas também causa apreensão. Somos pais analógicos com filhos digitais e, para manter a proximidade com a vida escolar e contribuir com o aprendizado de nossas crianças, não podemos permanecer indiferentes a tantas mudanças. É preciso decifrar esse novo mundo.

Como vencer a resistência

Deixar a resistência de lado é o primeiro passo. A velocidade com que as inovações tecnológicas surgem pode, às vezes, trazer dificuldades de compreensão e adaptação. É preciso, então, como estímulo, enxergar todo o potencial pedagógico e as inúmeras vantagens que esses recursos oferecem. Além do mais, a tecnologia, quando bem utilizada, promove aproximação entre família e escola, permite mais diálogo e ajuda a construir novos vínculos entre pais e filhos. Ao demonstrar interesse em aprender e desvendar um universo novo, os pais contribuem para o processo de aprendizado dos filhos porque os estimulam a estudar e aprender cada vez mais.

Leia mais:

Tecnologia x crianças: qual a medida?
Tecnologia e ensino: você aproveita todos os recursos que a escola do seu filho oferece?