Seis celebridades que já trabalharam como professores

Saiba quem são os famosos que já foram professores e do que eram suas aulas

O que um ex-presidente dos Estados Unidos, uma das jornalistas mais conhecidas do Brasil e um ícone do rock nacional têm em comum, além de serem personalidades públicas? Como você já leu no título, é isso mesmo: todos eles já foram professores. Seja em universidades ou em uma escola de dança, as histórias são muitas. Por isso, elegemos algumas das melhores para vocês. Afinal, essa é uma profissão que merece ser lembrada e admirada sempre!

Fátima Bernardes

Engana-se quem pensa que o sonho de Fátima Bernardes na juventude era se tornar uma jornalista ou apresentadora de TV famosa. Ela queria mesmo era ser bailarina. Tanto que se dedicou ao balé durante anos e, aos 16, começou a dar aulas em uma escola de dança no Méier, bairro carioca em que morava com a família. Esse foi o primeiro emprego de Fátima e durou cinco anos, até ela começar a trabalhar com jornalismo.

Paulo Leminski

Um dos poetas mais expressivos de sua geração (1944-1989), o curitibano Paulo Leminski tinha muitas paixões. Além de escritor, tradutor, diretor publicitário e atleta, ele também foi professor. “Mas de quê?”, você deve estar se perguntando. Ele foi professor de Redação e de História, lecionando em cursos pré-vestibulares, e chegou até mesmo a dar aulas de judô para crianças.

Elke Maravilha

Muitos não sabem, mas, além de modelo, atriz e apresentadora, Elke Maravilha também já esteve em sala de aula como professora. Nascida na Rússia, naturalizada brasileira e alemã (por conta da mãe), ela estudou letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e formou-se tradutora e intérprete de línguas estrangeiras. Falava nove idiomas e deu aulas de inglês e de francês.

Renato Russo

Bem antes de se tornar um ícone do rock brasileiro como vocalista da Legião Urbana e impressionar o mundo com suas letras de música, Renato Russo teve empregos diferentes. Ele, que mais tarde se formou em jornalismo e trabalhou como locutor na Rádio Planalto FM, de Brasília, também deu aulas. Renato experimentou a profissão da mãe, que era professora de inglês, e ensinou a língua em uma escola de idiomas da capital federal.

Oprah Winfrey

Em 1999, já fazendo sucesso com seu programa de entrevistas The Oprah Winfrey Show, umas das apresentadoras de TV mais bem pagas do mundo foi professora. Ela deu aula em um curso chamado Dinâmicas de Lideranças, voltado para alunos do MBA da Kellogg Graduate School of Management, nos Estados Unidos. Além disso, Oprah mantém, desde 2007, uma escola para garotas na África do Sul, na qual ministra anualmente um curso sobre aspectos da vida e do cotidiano.

Barack Obama

Antes de iniciar sua carreira política e se tornar presidente dos Estados Unidos (2009-2016), Barack Obama, ou Mr. Obama, como era chamado por seus alunos, passou 12 anos lecionando na Escola de Direito da Universidade de Chicago. Visionário, ele era aquele professor que chamava os estudantes pelo primeiro nome, falava sobre referências pop e testava suas ideais em sala de aula.

Leia mais:

Seis filmes que mostram professores que vão além da sala de aula
Ser professor: desafios e realizações