Seus filhos já sabem inglês melhor do que você?

Confira cinco dicas para praticar com eles

Eles cantam a letra de todas as músicas da playlist do celular do início ao fim, com uma pronúncia que parece perfeita, natural. Com a mesma facilidade, assistem às séries do momento com áudio em inglês e até sem legenda. Vai dizer que nunca corrigiram sua pronúncia? Se você tem filhos em idade escolar, sabe que eles aprendem inglês com uma facilidade que você nunca teve.

De games e vídeos a uma carga horária maior no currículo escolar, o contato com a Língua Inglesa é hoje muito mais amplo do que o que pais e mães tiveram quando estavam na escola. Por isso, os jovens e até crianças pequenas dominam a língua com mais naturalidade.

O inglês é o idioma do mundo globalizado, da internet. Já parou para pensar quantos termos em inglês já fazem parte do nosso cotidiano? Aprender o idioma passou de diferencial para essencial.

Fernanda Rolkoski, coordenadora pedagógica do Positivo English Solution (PES), garante que os pais podem aproveitar essa habilidade dos filhos para praticar o inglês com eles. Inspire-se nas dicas que ela deu e veja como é possível aperfeiçoar seu inglês curtindo os filhos dentro de casa.

  1. Karaokê: além de ser uma atividade superdivertida, amplia o vocabulário e melhora a pronúncia. Se na sua casa ninguém tem o hábito de cantar com plateia, aproveite o momento em que você e seu filho estão no carro para soltar a voz sem timidez.
  2. Jogo da memória: com crianças de até 10 anos, a dica é aproveitar uma atividade do dia a dia, como o banho ou as refeições, para brincar de Jogo da memória. Um de cada vez diz uma palavra em português para que os outros traduzam para o inglês.
  3. Filmes ou séries com legenda em inglês: no começo, você pode até achar que não vai entender a metade do filme. Mas o importante é compreender a história e praticar a pronúncia e a escrita. Peça a seu filho que traduza as palavras que eventualmente você não entenda. Dica para iniciantes: que tal assistir com a legenda em inglês a um filme que você já viu antes? Fica mais fácil.
  4. STOP: sabe aquela brincadeira em que um dos participantes diz uma letra e todos têm que escrever nomes de frutas, lugares, etc. que começam com a letra indicada? Essa brincadeira vale tanto para crianças quanto para adolescentes. Prepare-se! Com o inglês do Positivo, eles serão bem rápidos!
  5. Only English: que tal propor um desafio durante uma refeição? Todos devem falar apenas em inglês. Quem disser uma palavra em português “paga um mico”. E não precisa ter vergonha de “soltar a língua”. É assim mesmo que acontece o aprendizado.

No Sistema Positivo de Ensino, o conteúdo de Língua Inglesa é planejado para capacitar os alunos a falar, compreender, ler e escrever no idioma. “Trabalhamos com uma proposta de aprendizado bem dinâmica, com recursos que vão desde o livro didático até o quadro interativo digital, onde o aluno tem possibilidade de aprofundar a pesquisa”, explica Fernanda.

Leia mais:

Pais e mães de volta à sala de aula
Férias também é tempo de aprender!