Tecnologia no ambiente de aprendizagem

Livros digitais, internet, tablets, games, aplicativos e celulares podem ser aliados na educação

A sala de aula é um ambiente mais acolhedor quando oferece elementos do cotidiano do aluno e se aproxima da realidade dele. Não há como ignorar, por exemplo, a tecnologia no ambiente de aprendizagem. Pelo contrário: é preciso tirar o melhor proveito dessa ferramenta.

Livros digitais, internet, tablets, aplicativos e até celulares e games são aliados de um processo educativo em constante transformação para atingir um objetivo comum entre escola, pais e alunos: a excelência da aprendizagem.

“A tecnologia é um fator motivador para despertar o interesse do aluno em aprofundar-se no estudo. E isso vale para todas as disciplinas”, avalia a coordenadora de Informática Educativa do Colégio Positivo, Marileusa de Souza. Entre as vantagens em utilizar tecnologia no ambiente de aprendizagem, ela destaca o conteúdo mais lúdico e atrativo, com interatividade, hipertextualidade e conectividade, promovendo cooperação e integração entre os alunos. “A tecnologia complementa outras práticas educativas, como a leitura de livros, revistas, a pesquisa e os debates, nas quais o professor é o mediador”, explica.

Incentivo

Para acompanhar a evolução do ensino, o Sistema Positivo de Ensino utiliza, continuamente, diversos recursos tecnológicos dentro e fora da sala de aula e está sempre acompanhando as novidades. Os professores realizam treinamento constante e atualização das novas tecnologias para se aproximarem cada vez mais dos alunos e seus interesses.

“Há diversos recursos tecnológicos que tornam o processo educativo mais dinâmico e atrativo tanto para alunos quanto para professores, sendo estes desafiados a propor o conteúdo de diversas formas, trazendo temáticas das diversas áreas do conhecimento de forma rápida e atual”, reforça a coordenadora.

Veja como é usada, por nível de ensino, a tecnologia no ambiente de aprendizagem

Educação Infantil (maternal ao pré II)

Mesas educacionais que apresentam recursos para o desenvolvimento do letramento e da alfabetização; livros digitais que tornam a experiência de estudar ainda mais rica; lousa interativa, que permite projetar e interagir com os conteúdos.

Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano)

Os alunos usam os livros digitais para assistir vídeos, ler slides, ouvir sons e músicas relacionados aos materiais didáticos e sistematizar os conteúdos por meio de jogos digitais e atividades diversificadas. Softwares diversos, sempre atualizados, também contribuem efetivamente para a compreensão do conhecimento.

Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)

Além das pesquisas on-line, de jogos digitais educativos, os alunos também contam com livros didáticos digitais, que tornam a experiência de ensino e a aprendizagem mais dinâmicas e interessantes, e tarefas de casa e outras atividades on-line, reforçando o conteúdo trabalhado em sala.

Ensino Médio (1ª a 3ª série)

Para o Ensino Médio, os livros digitais possibilitam o acesso ao conteúdo dos materiais impressos, acrescidos de outros, que aprofundam e proporcionam a execução de atividades diversificadas. Como novidade, apresentam funcionalidades, como notas e marcadores, além de recursos multimodais, como vídeos e animações. Essa pesquisa em várias fontes estimula a visão ampla e aprofundada dos conteúdos, o que prepara o aluno para alcançar as melhores notas no Enem e enfrentar os processos seletivos das melhores universidades.

Positivo On

Desde janeiro de 2017, as escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino trabalham com uma plataforma virtual de aprendizagem que dispõe de um conjunto de tecnologias e recursos que potencializam o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos, de acordo com o seu ritmo.

O Positivo On permite o acesso a conteúdos organizados em sequências didáticas, em que o professor pode acompanhar o desempenho de cada aluno, possibilitando melhores abordagens de ensino e adaptação das suas aulas. Além disso, possibilita ao professor, ao gestor e aos familiares o acompanhamento da aprendizagem, por meio de relatórios, em tempo real, com análises inteligentes sobre o desempenho do aluno ao longo de sua trajetória escolar.

Leia mais:

Metodologia de ensino: por que é tão importante?
Mães e pais no WhatsApp: dicas de bom comportamento