Um bom professor nunca está pronto: a necessidade da constante modernização do ensino

Formação contínua e capacitação dos professores encorajam o uso de novas tecnologias e contribuem para a modernização do ensino

O avanço da tecnologia proporcionou à sociedade mudanças significativas. Atualmente, temos mais acesso à informação, conseguimos nos conectar rapidamente por meio de aparelhos móveis e não precisamos estar próximos de alguém para compartilhar algo com essa pessoa. Mas e a modernização do ensino, como fica?

Na Educação, a tecnologia tende a facilitar algumas metodologias de ensino; por isso, a busca por modernização tem que ser constante. O aluno, hoje, procura aulas mais dinâmicas, nas quais possa interagir com o grupo, e não apenas ouvir o professor passivamente. Nesse sentido, tornou-se fundamental a atualização e a formação dos educadores para que utilizem métodos facilitadores de ensino mais atraentes.

Acedriana Vicente, diretora pedagógica na Editora Positivo, acredita que a formação contínua e a capacitação dos professores fortalecem o relacionamento da escola com o estudante e suas famílias, além de encorajar o uso tecnologias como um meio de aprendizagem. “A atualização dos professores é de importância vital para que o aluno se sinta incluído no processo de educação. Propostas como as da Assessoria Pedagógica do Sistema Positivo de Ensino têm como objetivo incluir recursos didáticos, sejam eles impressos ou digitais, que estejam o mais integrado possível com o dia a dia da escola. É preciso que o aluno se identifique com as propostas e que não veja a escola como um lugar com metodologias ultrapassadas”, diz ela.

Para a participante assídua dos cursos de capacitação do Sistema Positivo de Ensino, Maria Terezinha Leite, que é professora de escola conveniada, os professores e as instituições precisam, cada vez mais, desse suporte. “Esses cursos de formação nos auxiliam nas nossas dúvidas do dia a dia. Com a assessoria, temos acesso a materiais e ideias para aplicar, dentro da escola, a conectividade que o aluno já tem fora”, afirma.

A escola precisa ser um ambiente no qual o aluno se sinta bem; por isso, a modernização da educação com ferramentas que facilitam e melhoram o aprendizado é prioridade. Saber que os filhos têm acesso a professores cada vez mais capacitados dá aos pais a segurança de ótimos resultados no presente e no futuro.

Leia mais:

Tecnologia e ensino: você aproveita todos os recursos que a escola do seu filho oferece?
Cyberbullying: o papel da escola para conscientizar e prevenir