Vestibular e Enem: como dar o apoio moral que seu filho tanto precisa?

Antes, durante e depois, dos exames de vestibular e Enem,  ele deve saber que não está sozinho

Já fizemos um post aqui sobre como contribuir com a preparação dos filhos para as provas de vestibular e Enem. Questões de ordem prática são importantes e vão ajudá-los a organizar a rotina e tomar decisões. Mas é preciso destacar também a importância do apoio moral e da atenção a ser dedicada aos jovens nessa fase.

Segurança e confiança

O ambiente em casa tem uma grande influência no equilíbrio emocional dos estudantes e na sua capacidade de concentração. Procure manter sempre um clima tranquilo e organizado. Quanto mais seguro seu filho estiver, melhor. Reforce a sua confiança, destacando o que ele já sabe e quais os seus pontos fortes. E, por fim, quando é chegado o grande momento, ele deve saber que não está sozinho.

Mas como entender as novas gerações?

O mundo tem mudado muito rápido nos últimos anos e nem todos os pais conseguem acompanhar os avanços dos filhos. Para ser um pai (ou uma mãe) com os erros e contradições do passado, nós temos experiências históricas já prontas e acabadas, convincentes até. Mas, para sermos os pais e mães numa sociedade de novos direitos e novos deveres, temos que aprender com os filhos, com o tempo, com as contradi­ções e com as conquistas atuais. Nós, pais, temos que ter a grandeza e a coragem de conversar com nossos filhos e aprender com eles. Também é importante observar as diferenças entre os filhos e compreender que cada um tem a sua individualidade. É preciso educar para ser um ser hu­mano pleno, para a humanização dos afetos e dos conhecimentos. Família e escola são convidadas a construir esse novo mundo.

Leia mais:

Dicas para a melhor preparação antes do Enem
Vestibular: motivação e confiança que trazem resultado