Ensino
Postado em: 08/01/2020

A importância de uma formação leitora

O desenvolvimento da leitura na infância pode transformar a sociedade em que vivemos

A leitura tem um papel relevante na construção individual e social de crianças e adolescentes. Seu estímulo ainda na infância a transforma em um hábito que colabora com a formação de cidadãos bem informados e com senso crítico no futuro. Portanto, deve ser incentivada antes mesmo da alfabetização. 

A prática torna mais fácil aprender, compreender, interpretar e compartilhar pensamentos e hipóteses. Com isso, estimula a formação de conceitos e opiniões pessoais, a defesa de princípios e valores, além do exercício de questionar opiniões diversas.

Na escola, a leitura favorece a compreensão de matérias como português, história, geografia e matemática. Já que o hábito de ler, reler, comentar e compartilhar outras leituras melhora a capacidade cognitiva, facilitando o aprendizado. 

Para que a criança se encante pelo universo dos livros, é preciso fazer com ela se engaje. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a desenvolver o interesse pela leitura, antes e durante a alfabetização.

  • A presença dos livros estimula o interesse da criança. Para facilitar esse processo, deixe-os em locais de fácil acesso como baús e estantes. Outra proposta é a criação de um “cantinho do livro”, o que pode gerar familiaridade com esse novo objeto. 
  • Apostar em livros interativos, com texturas diferentes e muito coloridos é uma boa estratégia. Dessa forma, a criança começa a associar os livros a uma sensação de diversão e perceber a importância deles na fase em que estiver aprendendo a ler. 
  • Outra proposta interessante é a leitura em conjunto. Ao ler o livro com a criança, ela se sente mais descansada, aberta a perguntas e ainda tem o exemplo de um adulto, o que pode facilitar seu relacionamento com a leitura. 
  • Entender as preferências ajuda a estimular a criança. Ofereça histórias que se relacionam com o que ela já demonstra interesse. Dessa forma, fica mais fácil captar a atenção. Essa estratégia também é muito importante para fortalecer o vínculo familiar.

⟵ Voltar