Dicas
Postado em: 15/01/2020

Qual o papel do sono no aprendizado?

As sonecas e noites bem dormidas ajudam a criança a absorver tudo o que aprendeu ao longo do dia

Num mundo onde a modernidade e a tecnologia trazem inovações e soluções diariamente, ficou claro que o ser humano – “a mais perfeita máquina já inventada”, como dizem alguns teóricos –, também precisa de “manutenção”. Para isso é importante cultivar hábitos saudáveis como boa alimentação, prática de exercícios e sono de qualidade. Aliás, segundo especialistas, uma boa noite de sono, tão essencial para adultos, pode ser ainda mais importante para as crianças.

A FASE DOS PRINCIPAIS APRENDIZADOS

A infância é um período rico em descobertas. Ao analisar a quantidade de aprendizados que uma pessoa tem ao longo de sua existência, é possível perceber que a maioria deles está nos primeiros anos de vida. Dentre alguns deles, estão os mais importantes e difíceis. A criança absorve lições e atualiza sua mente – cognitiva e emocional – a todo momento. Junto com o corpo, os pensamentos trabalham para superar obstáculos e aprender a sentar, engatinhar, levantar, caminhar, falar, pegar, agarrar e muitas outras coisas que hoje fazemos com facilidade pelo fato de praticarmos há muito tempo.

DORMIR, DESCANSAR, CATALISAR

No fim do dia, quando deitamos e fechamos os olhos, nosso corpo se prepara para descansar. Mas isso não quer dizer que a mente vai parar de trabalhar. Muito pelo contrário: é hora de fazer a revisão do dia, processar pensamentos, acontecimentos e, principalmente, aprendizados. É, enquanto mergulhamos nos pensamentos inconscientes, o mundo dos sonhos que algumas áreas do cérebro ficam mais ativas. Algumas delas atuam para que lições importantes sejam absorvidas. Por isso, é muito importante dedicar boas horas de sono quando se está em fase de aprendizado (ou seja, ao longo da vida). Quando dormimos, organizamos o que vivemos e acordamos prontos para absorver mais informações. Na infância, isso é essencial para manter o ritmo acelerado de aprendizado, típico dos primeiros anos de vida.

As sonecas e noites bem dormidas também são associadas ao crescimento físico, pois é nesse período que o corpo produz hormônios de crescimento, e mental, uma vez que dormir pelo tempo recomendado ajuda na melhora da atenção, da memória, do comportamento e do controle emocional.

O QUE VOCÊ PODE FAZER?

Algumas dicas para ajudar as crianças a dormir melhor são:

  • Estabelecer uma rotina de horários regulares para ir para a cama.
  • Ingerir alimentos leves antes de dormir.
  • Preparar a criança para a hora do sono, sem brincadeiras ou atividades que a deixe agitada horas antes de dormir.
  • Manter o ambiente confortável, organizado e limpo. A baixa luminosidade também ajuda muito.

⟵ Voltar